quinta-feira, 2 de junho de 2011

Leitura

Desde o início do processo de alfabetização, a criança precisa realizar incontáveis tentativas de leitura. Ela precisa elaborar e testar suas hipóteses sobre a linguagem escrita, a fim de construir conhecimentos sobre o sistema de leitura e escrita. Isso só será possível pela interação da criança com farto material escrito.
Pensando nisso, realizei durante anos seguidos, em turmas de fase introdutória (hoje 1º ano/9), um trabalho de literatura infantil, que começava na escolha do livro que as crianças levavam para casa e prosseguia durante a localização do nome do livro e do nome delas na tabela que eu tinha afixada no mural. Essa tabela continha uma legenda. Após a localização do nome do livro, eu colocava uma régua grande naquela linha e a criança era desafiada a encontrar seu nome na vertical, passava o dedinho até chegar na régua e eu colava um símbolo (escolhido para marcar todos os empréstimos feitos naquele dia). No início dava um pouco de trabalho, mas rapidinho virava hábito. Elas amavam o momento da escolha do livro, pois tinham prazer na procura dos nomes. Não conheciam as letras e já localizavam nomes... Era uma verdadeira aventura!
Veja foto do meu painel literário (tabela):

OUTRAS ATIVIDADES DE LEITURA:

Não se esqueça deste endereço