sábado, 25 de junho de 2011

A evolução da escrita


Com base na teoria de Piaget, Emília Ferreiro e Ana Teberosky descrevem o processo pelo qual a criança aprende a ler e escrever e mostram que, para aprender a língua escrita, ela segue uma linha de evolução, passando por estágios:            
Nível 1 - Estágio Pré-Silábico
Nível 2 - Estágio Pré-Silábico Intermediário
Nível 3 - Estágio Silábico
Nível 4 - Estágio Silábico-Alfabético
Nível 5 - Estágio Alfabético
Cada estágio com suas características:

Nível 1 - Estágio Pré-Silábico
Inicialmente a criança não diferencia o desenho da escrita e não dá nenhum significado ao texto. Ela pensa que os textos dizem os nomes dos objetos.
Numa determinada fase, a criança não separa letras de números. Costuma, às vezes, escrever colocando numerais junto às letras.
Nível 2 - Estágio Pré-Silábico Intermediário
A criança, nesta fase, pensa que é possível ler nomes diferentes com grafias iguais. Posteriormente, ela nega esta sua hipótese, porque diz que, os nomes devem ser escritos com letras diferentes. Porém, usa quaisquer letras para escrever as palavras, pois ainda não descobriu os sons das mesmas.
Outra característica observada é que a criança, às vezes, acredita que os nomes de pessoas, animais ou coisas têm relação com o seu tamanho, peso ou idade. As coisas grandes têm nomes grandes e as pequenas, nomes pequenos (realismo nominal lógico).

Nível 3 - Estágio Silábico
Esta escrita constitui um grande avanço e se traduz num dos mais importantes esquemas construídos pela criança.
A) Sem valor sonoro:
- Ainda não faz relação com o som com a grafia.
- Usa uma letra para representar cada sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro.
Exemplos:
BOLA __PT
CAVALO___BUP

B) Com valor sonoro:
- A escrita representa a fala;
- Percebe a relação de som com a grafia;
- Escreve uma letra para cada sílaba.
Exemplos:
BOLA____OA ( valor sonoro só nas vogais )
BOLA____BL ( só usa consoantes )

Nível 4 - Estágio Silábico-Alfabético
Esta fase apresenta-se com uma transição entre o nível silábico e o nível alfabético.
Diante dos conflitos da hipótese silábica, a criança descobre que o esquema de uma letra para cada sílaba não funciona, e assim, procura acrescentar letras aleatórias à escrita da fase anterior.
- Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas;
- Aterna escrita silábica com alfabética.
Exemplos:
CAVALO_____CVLU
TOMATE_____TOMTI

Nível 5 - Estágio Alfabético
É a fase final do processo de alfabetização de uma criança. Ela já é capaz de fazer uma análise sonora dos fonemas das palavras que escreve. Isso, porém, não significa que todas as dificuldades foram vencidas.
- Faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas (letra);
- Escreve como fala.
Exemplos:
CAVALO _______KAVALU
TOMATE_______ TUMATI
A partir daí, restarão os problemas de ortografia que se estenderão por todas as fases do Ciclo Inicial de Alfabetização e, que devem ser trabalhados de forma contextualizada, e nas diferentes situações de uso.





3 comentários:

  1. gostei dos exemplos deu para entender melhor.

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  2. Adorei, deu para entender os métodos de forma mais clara.

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    Respostas
    1. Q bom q você entendeu!!! Fico muito feliz de poder contribuir com sua formação!

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