Nos primeiros dias de aula o professor deve iniciar o trabalho com o nome próprio, pois ele é um material alfabetizador de grande significado. O nome faz parte da identidade da criança.
O trabalho com o painel de nomes deve ser a linha mestra do início da construção da criança sobre a língua escrita.
Um mimo com teu nome... lindo!
As abelhas, a meu pedido, farão um mimo com teu nome.
Dá um clique no link abaixo.
Escreve o teu nome no retângulo.
Dá OK.
Depois clica na colméia.
COMO PREPARAR O FICHÁRIO DE NOMES
Todas as fichas devem ser feitas do mesmo tamanho, da mesma cor e do mesmo material, contendo apenas o primeiro nome da criança, sem foto nem desenhos, para só se diferenciarem pelo que possuem escrito. Deve ser utilizado a letra de imprensa maiúscula.
É frequente ter na turma várias crianças com o mesmo nome e, nesse caso, o professor deve conversar com esse grupo de alunos e decidir, em conjunto, uma saída para que não haja duas fichas iguais no painel. Pode-se usar a primeira letra do sobrenome ou usar apenas uma ficha no painel para os nomes completamente iguais. Ex. Se o professor tem os alunos Thiago Silva e Thiago Almeida, combina com os dois de colocar apenas uma ficha com o nome Thiago.
O cartaz deve ser dividido "Meninos/Meninas" para facilitar a localização das fichas pelos alunos.
A letra inicial de cada nome deve ser escrita em outra cor para ficar em destaque (todas as letras iniciais da mesma cor).
ALGUMAS ATIVIDADES COM NOME PRÓPRIO
Eu, particularmente, prefiro realizá-las, usando um crachá confeccionado com o mesmo tamanho e tipo de letra usado nas fichas do painel de nomes.
- Apresentar o crachá, ler o nome e entregá-lo ao seu dono.
- Colocar os crachás no centro da roda de conversa. Cada criança identifica o seu nome, recolhe seu crachá e o coloca no pescoço.
- Distribuir aleatoriamente os crachás. A criança lê o nome que está no crachá que recebeu e o entrega ao respectivo dono.
- Sortear um aluno para entregar todos os crachás da classe. Se tiver dificuldade, pode recorrer a um ou mais colegas.
- Apresentar os crachás, um a um. A cada crachá apresentado, os alunos o lêem e só então seu dono o recebe da mão do professor.
- Entregar os crachás de um grupo de alunos a uma criança, que deve entregá-los a seus respectivos donos.
- Apresenta vários crachás de nomes a um aluno, que deve reconhecer o seu no rol de nomes apresentados.
- Colocar os crachás no aparador do quadro, e pedir aos alunos que vão, de três em três, buscar o seu.
- Trabalhar a letra inicial dos nomes constantes do painel de nomes.
- Sortear três nomes para serem trabalhados durante a semana, explorando: letras inicial e final, sílabas, famílias silábicas da primeira sílaba de cada nome sorteado, número de letras, caça-palavras, etc.
- Cruzar os nomes sorteados na semana com os demais nomes do painel.
- Buscar em revistas, jornais e livros a sua letra inicial. Comparar com a letra inicial dos outros nomes dos colegas. Aos poucos a criança percebe que as letras dos nomes dos colegas participam da constituição do seu nome também.
- Pesquisar em revistas, recortar e colar a letra inicial do seu nome.
- Identificar no alfabeto móvel as letras que formam o próprio nome. Se necessário, consultar o painel de nomes.
- Trabalhar a ordem alfabética dos nomes dos meninos e das meninas da turma.
- Em roda, a professora vai cantando com os alunos e jogando os crachás no centro da roda, de seis em seis: QUERO VER QUEM É ESPERTO E NA RODA VAI ENTRAR, ATENÇÃO AGORA AOS NOMES QUE NO CENTRO VOU JOGAR (música de Ciranda Cirandinha). No final da brincadeira, quem não reconhecer o próprio nome, paga mico, cantando, declamando, etc...
Fátima,a seleção de suas páginas estão maravilhoas.
ResponderExcluirQuantas coisas tenho aprendido com suas postagens!
Serei sua fiel seguidora.
Parabéns!
Marina
Abri os vídeos...fantásticos...selecione mais que eu vou assistir...
ResponderExcluirMarina
Acesse o blog que eu fiz para uma das minhas escolas ai
ResponderExcluirhttp://www.escolajosefinalima.blogspot.com
Sua escola tbém deve se sentir honrada em ter uma professora como vc,Fátima!
Sempre avançando ... buscando novos conhecimentos e novas formas de ensinar...
Marina
Obrigada pelas palavras de incentivo, Marina!
ResponderExcluirPenso que as informações são muitas e estão aí ao nosso dispor. Não temos motivos pra optarmos pela "mesmice", não acha?
Vc está de Parabéns, companheira!
ResponderExcluirEstou adorando ler as suas dicas e textos.
Cada dia que passa descubro uma coisa interessante no seu blog.Não me canso de abrí -lo
ResponderExcluirUm abraço companheira!...
Marina
Claro que mesmice jamais!..
ResponderExcluirAssista lá no blog que fiz minha escola www.escolajosefinalima.blogspot.com
Na página do PROINFO onde sou articuladora tem um pno vídeo q tem como figura inicial uma prof perto d 1 qdro
Vá lá e assista ...e veja o que está acontecendo com o uso dos computadores na educação...
Um abraço
Marina
Fátima , hoje consegui entrar no seu blog, tô passeando por ele esto amando!!!coisa muito boa é bem a minha cara!!!! vou passar pras professoras do projeto tempo integral!!!eles vão amar!!!bjs
ResponderExcluirFátima é uma delicia seu blog, comecei a brincar com se eu fosse pequena,gostoso de mais!!!tô só começando!!!vou passar pros meus netos!!! amei!!
ResponderExcluirCompanheiras, fico mto honrada com as visitas e os comentários de vocês. Agradeço a atenção e me colocao à disposição para quaisquer esclarecimentos acerca das postagens. Bjos!
ResponderExcluirOi sogrinha!!!
ResponderExcluirEstou aqui montando meu trabalho e seu blog está me ajudando muito, isso sem falar nos exercícios que são ótimos.
Bjos...
Cintia.
Fico feliz de estar sendo útil. Agradeço tanta gentileza! Vc é a nora que eu pedi a Deus...
ResponderExcluirBjão!